sábado, 24 de setembro de 2011

Os Quatro Grupos BÁSICOS de Sapos


Você deve estar se perguntando: Mas onde é que os sapos vivem?" Bom, eles estão em toda parte! Eles podem sobreviver em todo lugar onde consigam permanecer hidratados, ou seja, onde haja água ou umidade. Sapos podem ser classificados em quatro diferentes grupos, de acordo com o lugar onde vivem:




Sapos Terrestres - São o maior grupo de sapos. Terrestre significa que o sapo vive fora da água. É comum serem encontrados bem longe de onde haja água, apesar de a maioria deles ser encontrada em ambientes úmidos. Eles podem caminhar ou pular. Muitos sapos que têm veneno são terrestres e suas cores brilhantes servem para alertar os predadores (animais que comem outros animais) sobre os fato de que eles possuem veneno.



Sapos Aquáticos - Alguns sapos são estritamente aquáticos. Aquático significa que os sapos vivem somente dentro d’água. Um exemplo é um sapo que vive na África. Ele tem pernas traseiras muito fortes e grandes pés com membranas unindo os dedos, assim como garras nos dedos maiores. Esse tipo de sapo também não tem língua. Pra comer ele abre a boca rente ao chão e empurra a comida pra dentro da boca com as patas dianteiras!



Sapos de Árvores - Eles vivem em árvores e são mais comuns em regiões tropicais. Esse tipo de sapo tem um disco bem grosso sob os pezinhos, que os permitem grudar em árvores, folhas e até mesmo em janelas! Há mais de 500 tipos diferentes de sapos de árvores. Alguns medem pouco mais de um centímetro e outros chegam a 7 cm. O sapo de árvore de olho vermelho é um dos muitos exemplos.



Sapo Subterrâneo - Eles vivem em buracos que eles mesmos fazem com as patas. Esse tipo de sapo vive em área bem secas. Um exemplo é o sapo boi africano. Esses animais podem viver sob a terra por até 2 anos! Eles se protegem por um casulo feito com camadas de pele que eles trocaram.



*Esse texto foi tirado do site: http://www.apasfa.org/futuro/sapos4.html




**O CICLO DE VIDA**





Ciclo de vida é a seqüência de mudanças pelas quais um indivíduo passa, resultando na habilidade de reproduzir um outro indivíduo. A maioria dos sapos segue esse princípio básico do ciclo de vida. Primeiro, o sapo macho se agarra às costas da fêmea e coloca suas patas dianteiras em volta dela, como se estivesse dando um grande abraço. A fêmea, então, coloca os ovos. Nesse momento o sapo macho solta seu esperma na água (pode ser em outros lugares mas na água é mais comum). Alguns dos espermas vão encontrar os ovos e outros não.Os ovos que têm contato com o esperma serão fertilizados e assim continuarão a jornada até que se tornem girinos. Os ovos e o esperma que não se encontram, morrem ou são comidos por outros animais.


Alguns sapos colocam só dois ovos mas há os que conseguem colocar até 20.000! Freqüentemente os delicados ovinhos ficam grudados entre pedras de riacho ou dentro de tocos de madeira, dentro da água. Às vezes ficam livres, flutuando. Cada ovo contém uma gema que alimenta o girino, assim como a gema do ovo de galinha alimenta o pintainho.


Os girinos permanecem dentro do ovo por tempos diferentes. Isso depende da temperatura fora d' água e do tipo de sapo.


Os girinos não se parecem nada com sapos. Têm o corpo redondo, rabo comprido e não têm pernas! Quando eles vão crescendo, acontece uma espantosa transformação. Pernas e braços começam a crescer e boca começa a alargar. Passam a respirar pelos pulmões em vez de guelras e o girino passa a ser observado fora da água.



Então o rabo desaparece e o girino passa a ser um sapo adulto.


Dependendo do tipo de sapo pode levar dias, semanas ou anos para que o ciclo da vida seja completado!


Veja FASES DE DESENVOLVIMENTO


Um sapo pode viver até 40 anos!!


Seja amigo dos sapos!



Se você vir ovinhos ou girinos perto de riachos, não os toque!! O ciclo de vida está em andamento para que os sapos cresçam. Se puder, visite o local diariamente e veja as como os ovinho e os girinos vão mudando.








E tem também:















Quatro Grupos Básicos

















  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário