sábado, 24 de setembro de 2011

Sapo de Três Cabeças

Bem, eu já ví uma cobra com duas cabeças; já ouvi falar de porco com duas cabeças, cordeiro com duas cabeças, gato com duas cabeças, mas SAPO com três cabeças foi novidade.


                                              
A BBC anuncia, e muitas outras agências de notícia também, o maravilhoso (???) sapo de três cabeças. Há o caso anterior do “sapo de duas cabeças”. Sapos aparentemente inteiros grudados… São siameses? Não, estão acasalando. Fazendo sexo mesmo. Não é

muito agradável, mas não chega a ser uma aberração. Ray Girvan tem mais sobre o caso (em inglês). É, a BBC e agências de notícia estão divulgando três sapos transando como um “enigma”, “mistério”, “alerta”, e nem é 1 de abril ainda.

Atualização: A Folha também faz eco do incrível menage.


Crianças de uma creche em Weston-super-Mare, na Inglaterra, ficaram chocadas quando encontraram um sapo com três cabeças no jardim. O bicho, que tem seis pernas, surpreendeu especialistas e suscitou discussões sobre mutações que podem estar sendo causadas por problemas ambientais.


 "No começo, pensamos que eram três sapos, um em cima do outro. Foi muito estranho. As crianças não conseguiam acreditar", disse Laura Pepper, da creche Green Umbrella.

Mike Dilger, da Unidade de História Natural da BBC, acrescentou: "Nunca vi algo assim antes". "Sapos são animais primitivos. Então, um dedo a mais não é incomum. Mas três cabeças e seis pernas é muito incomum", afirmou.





O Sapo-Triuno: A Ilustração Ideal para Pastores e Pregadores Trinitarianos Surpreendentemente um website não trinitariano resolveu o problema de muitos pastores e professores de Bíblia trinitarianos ao divulgar uma ilustração quase perfeita para os aspectos intrigantes da natureza do Deus-Trino. (É claro que muitos se ofenderam com a analogia pelo fato de um sapo ser um animal repugnante e, neste caso, portador de uma anomalia, mas deve ficar claro que não são atributos como repugnância ou anomalia que se busca ilustrar - lembre-se da comparação de Salomão: toda analogia tem um domínio limitado).



Vejamos se a ilustração do Sapo Triúno passa no teste dos elementos mais complicados de serem entendidos na Trindade:



Em primeiro lugar os componentes do Sapo Triúno são co-substanciais. Há alguma dúvida sobre isso?



Em segundo lugar o Sapo Triúno é um perfeito exemplo de pluralidade na unidade: São três sapos em apenas um.


Note no video que cada um dos três sapos respira independentemente um do outro, ou seja, eles têm sistemas respiratórios autônomos, têm um certo grau de individualidade. Mesmo assim são apenas um sapo.



Em terceiro lugar a denominação Sapo pode ser aplicada tanto ao "bloco" composto de três sapo bem como a cada um dos três sapos componentes.


(Lembre-se de que os trinitarianos chamam de "Deus" o conjunto composto pelas três pessoas, Deus-Triúno, e também chamam de Deus a cada uma das três pessoas individualmente).



Se você ainda está escandalizado com a comparação do Deus-Triúno com o Sapo de três cabeças, tente encontrar uma analogia que não falhe na ilustração dos aspectos mais intrigantes da Trindade mencionados acima. Se você deseja ser um Mestre como Cristo foi, buscará as melhores analogias para as lições espirituais, partirá do conhecido a fim de ensinar o desconhecido, buscará incansavelmente comparações que se encaixem bem nos atributos que se deseja ensinar.


Depois de muita busca por uma comparação adequada você finalmente chegará à conclusão de que o Sapo Triúno é a melhor analogia para ensinar a doutrina da Trindade.


Portanto, sugiro que ao dar este estudo bíblico ou ao pregar sobre a Trindade em sua igreja você leve o seu computador, conecte-o num projetor, acesse o site www.adventistas.com e mostre o video do Sapo Triúno. Lembre-se de destacar que uma analogia está limitada apenas a alguns aspectos do objeto que se deseja comparar (lembre-se da égua de Salomão e da esposa de Faraó). Não se esqueça de avisar que qualquer semelhança com Apocalipse 16:13 é mera coincidência.



Um forte abraço a todos.



Ricardo Nicotra

null



E tem também:

   








Notícia: Sapo com três cabeças



























Nenhum comentário:

Postar um comentário