domingo, 25 de setembro de 2011

Sobre SAPOS



Informações tiradas da Revista Galileu, de agosto de 2004:


Fatos que você não sabe sobre SAPOS ... e que está na hora de aprender...



ANCESTRALIDADE:


Há evidências da presença de sapos na Terra há mais de 200 milhões de anos, o que os transforma em contemporâneos dos dinossauros.



SOB PERIGO:


A Mata Atlântica concentra cerca de 370 espécies de anfíbios, o que representa quase 65% dos tipos brasileiros. Destes, 90 são apenas vistos nesse bioma.




SUPEROLHOS:


Sua visão noturna é excelente e são muito sensíveis ao movimento.

Os olhos esbugalhados permitem que vejam objetos na frente, nos lados e parcialmente atrás da cabeça, além de descerem até o limite com o céu da boca para empurrar a comida goela abaixo.



SIRENE NATURAL:



Quando um hábitat é afetado pela poluição ou por mudanças no clima, os sapos costumam ser as primeiras vítimas e servem como um alerta sobre determinado ecossistema.


TOXINAS DO BEM:



A pele do sapo possui toxinas que o defendem de predadores e que previnem o crescimento de fungos e bactérias. Algumas delas possuem propriedades médicas, como a epibatidina, encontrada no Epibpedobates tricolor, sapo que vive no Equador e no Peru. Essa substância é um analgésico 200 vezes mais forte do que a morfina.



(Cristina Amorim, galileu@edglobo.com.br)

  
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA DOS SAPOS
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Bufonidae


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

O sapo é um animal anfíbio (animais vertebrados que possuem uma fase de vida terrestre e outra aquática)

Existem quase 5 mil espécies de sapos na natureza

A maior parte das espécies vivem próximas aos rios e lagos, pois a fêmea (rã) necessida de água para por os ovos. Os girinos (filhotes) também necessitam da água para sobreviverem.

Algumas espécies possuem glândulas na cabeça, onde produzem um veneno tóxico para espantar ou até mesmo matar outros animais que ofereçam algum tipo de perigo.

Apesar de possuir poucos predadores na natureza, os principais são as cobras e aves de grande porte.

A principal fonte de alimento dos sapos são os insetos. Capturam os insetos utilizando suas grandes línguas.

A pele do sapo é mais rugosa e seca do que a da rã (fêmea).

Espécies mais conhecidas no Brasil: sapo-cururu e sapo-boi.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Peso: 400 gramas (macho) e 1,5 kilos (fêmea)




Comprimento: macho (12 cm aproximadamente) e fêmea (25 cm aproximadamente)
Reprodução: a fêmea põe 30 mil ovos por ano, aproximadamente.




Os sapos fazem parte da classe dos anfíbios. Nascem como seres aquáticos, respirando por brânquias como os peixes e depois de algumas semanas perdem a cauda e ganham pernas saltadoras e vão viver na terra.


Mesmo virando animais terrestres, sapos não ficam longe da água. É que eles respiram também pela pele e para isso precisam mantê-las sempre úmida. Se ela ficar seca, podem morrer sufocados.



Esses animais são importantes para o equilíbrio na natureza. Um sapo adulto come uma quantidade equivalente a três xícaras cheias de insetos por dia. Assim, ajudam a controlar a população de moscas e mosquitos.



Alguns sapos podem saltar a uma altura de até 20 vezes seu próprio tamanho.



A maior parte dos sapos tem a íris dos olhos redondas, mas algumas espécies tem a abertura da íris horizontal ou vertical, ou até mesmo triangular ou em forma de coração.



O menor sapo do mundo é de Cuba com apenas meia polegada. O maior vem do Oeste da África e tem aproximadamente 12 polegadas.





Alguns sapos passam toda sua vida sobre árvores e nunca descem. Eles põem seus ovos sobre galhos de árvores ou em folhas.



Alguns sapos põem até 25000 ovos enquanto alguns não chegam a quatro ovos.



O Brasil tem o maior número de espécies de sapos! São cerca de 500, 10% do total do mundo, só na Mata Atlântica, estão aproximadamente de 160.



Há muito o que aprender no livro de Izecksohn/Potsch "Anfíbios do Município do Rio de Janeiro", ed. UFRJ, 2002 onde, entre outras coisas, a gente descobre a importância dos sapos no controle dos mosquitos (comem até o Aedes Aegypti) e na floresta da Tijuca, onde também são alimentos de outras espécies, como aves e cobras. Pois bem, adivinhem o que os seres humanos estão fazendo com eles? Estão matando todos eles, destruindo o seu hábitat e rompendo o equilíbrio da natureza,

que aos poucos vai dando o troco:


- em 2002, por exemplo, foi a epidemia de dengue...



Os machos de sapos e rãs cantam para atrair seu parceiro. O som que produzem varia de acordo com a espécie.



A maioria dos sapos sai de seus esconderijos à noite, quando a temperatura é mais baixa e eles correm menos risco de ficarem desidratados.







E tem também:






Sobre Sapos


























Nenhum comentário:

Postar um comentário